GE 001 012 – Tutorial de configuracao de formula especifica para alunos

De UltramaxWiki
Ir para: navegação, pesquisa

Tutorial de configuração de formula especifica para alunos

Agora é possível sobrescrever a fórmula de cálculo de média padrão para uma turma/disciplina/período de avaliação para uma matrícula específica de aluno através da tela de edição de matrícula na aba de disciplinas. 

Para cada uma das disciplinas que não são de estágio que o aluno cursar, será possível acessar através do link no coluna Fórmula a tela de edição de fórmulas. A tela de edição de fórmulas exibira os dados de cada um dos períodos de avaliação obrigatórios, com a opção de informar uma nova fórmula para os períodos de avaliação.

Para acessar a tela aonde é possível cadastrar a nova formula, vá a ficha do aluno:

001012Image1.png

Na tela acima selecione a matricula que deseja configurar a fórmula e clique no botão Editar Matricula.

Séria exibida a tela abaixo, clique na aba Disciplinas  e serão exibidas todas as disciplinas que esse aluno está matriculado, para alterar a fórmula de alguma disciplina clique em Fórmula Especifica:

001012Image2.png

Será exibida a tela abaixo aonde você pode cadastrar fórmulas especificas para cada Periodo/bimestre.

Dessa maneira, ao digitar notas das avaliações, calcular média  ou exibir a planilha de notas, a matrícula que não considerar na fórmula determinada avaliação ou tiver uma forma de calcular diferente da padrão será exibida/considerada no formato sobrescrito.

001012Image3.png

OBS: A tela acima está disponível apenas para os usuários com acesso a permissão Avaliações - Cadastrar fórmula.

Digitação das notas de avaliação

Ao digitar notas para uma avaliação que teve a fórmula sobrescrita para determinada matrícula, caso a avaliação em questão não esteja na fórmula da disciplina/período de avaliação o campo de nota e o flag(caixinha) de substitutiva não serão exibidos, e no lugar do campo nota será exibida a mensagem “*Não irá fazer” em destaque, conforme imagem abaixo.

001012Image4.png

Cálculo da média e impressão das planilhas de notas

O cálculo da média irá considerar a fórmula sobrescrita, dessa forma, caso o aluno não faça uma avaliação que está na fórmula padrão, não será necessário alterações manuais no resultado final para corrigir a média.

Também nos relatórios de planilha de notas, as fórmulas exibidas consideram os casos sobrescritos das matrículas.

001012Image5.png

Avaliações na área do aluno

Na área do aluno, a tela de exibição das avaliações também irá exibir a fórmula específica do aluno caso esteja cadastrada:

001012Image6.png