GE 002 014 Títulos Rejeitados pelo banco por duplicidade

De UltramaxWiki
Ir para: navegação, pesquisa

Quando um boleto é rejeitado pelo banco por duplicidade, pode ter sido por duas possibilidades:

1. Foi enviado pela escola duas vezes o mesmo arquivo de remessa.

2. Foi gerado o arquivo de remessa e enviado para o banco mas não foi puxado o arquivo de retorno do banco e importado no sistema.

Nesse caso, consta como "ainda não enviado para o banco" para o sistema Ultramax.

Na próxima vez que a pessoa do financeiro gerar o arquivo de remessa (com boletos de outros alunos), o sistema coloca nessa remessa esse boleto duplicado novamente (porque no sistema ainda consta como não enviado para o banco).

Quando o banco recebe o arquivo de remessa, ele rejeita o boleto porque já foi registrado anteriormente.

Então não é um problema essa rejeição, é só a informação de que já tinha sido enviado novamente.

Deve-se verificar no site do banco procurando o boleto rejeitado por duplicidade, qual foi o dia que a remessa desses boletos foi enviada, por exemplo selecionado em verde abaixo:

002014Image1.png

Nesse exemplo acima o arquivo de remessa foi enviado no dia 17/07

No dia 18/07 deveria ter sido importado o arquivo de retorno do banco para o sistema registrar que foi recebido pelo banco.

Porém não foi realizada a importação do retorno, para que o sistema Ultramax pudesse marcar esses boletos como registrados.

Como solucionar:

Para confirmar que o boleto consta no sistema do banco e é referente ao mesmo título que está no sistema Ultramax, acesse o sistema/site do banco, procure este boleto rejeitado e compare as informações (vencimento, valor, descontos. pagador) que constam no banco com as informações do boleto no Ultramax.

Sendo o mesmo boleto, verifique no Gestão Escolar, nos dados desse boleto, se consta a informação de já confirmado pelo banco: (abaixo):

Boleto confirmado pelo banco.png

Se estiver "Sim" no campo "Remessa confirmada pelo banco", significa que o boleto já está registrado e confirmado pelo banco e pelo Ultramax, então pode ignorar a mensagem de duplicidade/rejeição.

Se estiver "Não", no campo "Remessa confirmada pelo banco", importe no Ultramax o arquivo de retorno do banco, no nosso exemplo, o arquivo de retorno no dia 18/07.