Autorização em lote: Instruções para importar o arquivo XML de autorizações no sistema.

De UltramaxWiki
Ir para navegação Ir para pesquisar

Observações: 1. Para funcionar a importação, é necessário que o CNPJ dos prestadores de serviços e das empresas conveniadas esteja cadastrados corretamente.

2. Dentro do arquivo de importação contém um período referente as autorizações contidas nele. Por exemplo: de 01/05/2009 à 07/05/2009. O sistema não irá permitir que um mesmo período seja importado duas vezes para um determinado prestador/empresa conveniada.

3. O arquivo de importação pode ser aberto no Bloco de Notas do Windows caso queira visualizar o conteúdo do arquivo, já que o formato do arquivo é relativamente simples.

4. Alertas e erros, o sistema irá seguir as seguintes regras durante o processamento do arquivo:

O que é considerado um alerta: -Funcionário bloqueado. -Funcionário demitido. -Funcionário sem limite de crédito ou com limite ultrapassado.

O que é considerado um erro: -Valor total da venda zerado (R$ 0,00). -Matrícula não cadastrada. -Subsídio não cadastrado. -Qualquer outro erro ocorrido durante o processamento.

Quando ocorre um alerta, a autorização é importada normalmente no sistema. Caso queira cancelar a autorização, o cancelamento deverá ser feito manualmente no sistema.

Quando ocorre um erro, nenhuma autorização do arquivo é importada e o arquivo deverá ser corrigido antes de ser importado novamente.


Importando o arquivo


-Acesse a área administrativa do sistema; -Clique no menu: Autorizações -> Importação em lote; -Clique no link "Enviar arquivo" no topo da tela; -Selecione o prestador e a empresa conveniada a que se refere o arquivo; -A opção "Somente validação" é utilizada caso queira somente verificar se o formato do arquivo está correto e se os dados contidos nele são válidos. Essa validação pode ser executada quantas vezes desejar. Não é necessário fazer a validação sempre que for importar um arquivo, se preferir o arquivo poderá ser importado normalmente (sem marcar a opção de somente validação) e se o arquivo estiver incorreto nenhuma autorização será importada. -Clique no botão "Procurar..." e localize o arquivo a ser importado; -Clique no botão "Importar arquivo"; -Nesse momento o sistema irá:

1. Verificar a sintaxe do arquivo; 2. Verificar se o CNPJ contido no arquivo é equivalente ao CNPJ do prestador e da empresa selecionada; 3. Verificar se esse período já foi importado; 4. Armazenar o arquivo para ser processado.

-Logo depois de clicar no botão "Importar arquivo", o arquivo não será processado imediatamente, você poderá importar vários arquivos e processá-los de uma só vez posteriormente.


Processando o arquivo


-Acesse a área administrativa do sistema; -Clique no menu: Autorizações -> Importação em lote; -Nessa tela você poderá ver os arquivos já processados e os arquivos aguardando processamento. -Clique no link "Iniciar processamento" no topo da tela; -Aguarde até que os arquivos sejam processados.


Analisando o resultado do processamento


-Acesse a área administrativa do sistema; -Clique no menu: Autorizações -> Importação em lote; -Nessa tela você poderá ver o status do processamento, que será um dos status abaixo:

  • Aguardando processamento: O arquivo foi importado mas ainda não foi processado.
  • Processando: O arquivo está sendo processado nesse momento.
  • Arquivo aceito: As autorizações foram importadas no sistema e não houve nenhum alerta nem erro.
  • Arquivo validado: As autorizações foram somente validadas, nenhuma autorização foi importada no sistema, e não houve nenhum alerta nem erro.
  • Arquivo aceito com alertas: As autorizações foram importadas no sistema e houve somente alertas que podem ser analisados no relatório de processamento.
  • Arquivo validado com alertas: As autorizações foram somente validadas, nenhuma autorização foi importada no sistema, e houve somente alertas que podem ser analisados no relatório de processamento.
  • Arquivo rejeitado: O arquivo foi processado mas como continha erros nenhuma autorização foi importada no sistema. Os erros podem ser analisados no relatório de processamento. O arquivo pode ser corrigido manualmente (abrindo-o pelo Bloco de Notas do Windows por exemplo, ou solicitando que o prestador que gerou o arquivo corrija-o).

-Clique sobre o status do arquivo que deseja analisar o resultado do processamento; -Nessa tela você poderá consultar os detalhes do processamento; -Clique no link "Visualizar relatório de processamento" para exibir os alertas e erros ocorridos durante o processamento. Caso todas as autorizações tenham sido importadas sem erros e sem alertas, o relatório será em branco (vazio).