Gestão Escolar - CFGAPI001 - Configuração do sistema para aceitar matrículas pela API de integração

De UltramaxWiki
Revisão de 12h02min de 13 de janeiro de 2021 por Ultramax (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Introdução

Este manual é utilizado para fazer as configurações necessárias para funcionamento da API de integração de cadastro de cursos e matrículas.

Veja a API em Gestão Escolar - API de integração

Configurando o sistema

Administradoras de cartão

Para utilizar a API de matrícula e geração de financeiro, caso seja utilizada a forma de pagamento como cartão de crédito ou débito, é necessário configurar qual a administradora padrão para cada modalidade (crédito/débito).

Acessar o menu Tabelas e colocar SIM nas que deve ser a padrão, ou seja, nas quais deverão ser registrados os pagamentos quando for cartão:

Admcartao1.png

Cadastro de curso padrão

Quando utilizada a API de cadastro de curso, para que o sistema possa cadastrar um novo curso pela API é necessário ter várias configurações do curso e para que a API não fique muito complexa, deve ser criado um curso no menu Tabelas -> Cursos com o código "[PADRAO]" (sem as aspas) conforme abaixo:

Cursopadrao.png

Dentro do cadastro desse curso padrão deve ser configurado todas as informações que serão utilizadas como base para os novos cursos criados pela API, ou seja, quando a API incluir algum curso, irá DUPLICAR os dados desse curso padrão e criar o novo curso com o código e nome informado pela API.

Cadastro de período letivo

Na API quando utilizada a modalidade de curso "EAD" deve-se criar um período letivo com o nome "EAD" que será onde todas as séries, turmas e matrículas serão feitas.

Colocar na data final do período uma data bem longa, por exemplo, 30 anos pra frente.

Ead periodo 1.png

Cadastro de série

No cadastro de série é necessário cadastrar uma série padrão para quando a API for cadastrar um novo curso o sistema poder também DUPLICAR além do cursão padrão também duplicar todas as séries desse curso.

No exemplo abaixo de curso EAD foi cadastrada uma série "EAD" para o "Curso base" que é o curso com o código [PADRAO].

Seriepadrao.png

Para cursos do tipo EAD onde a matrícula já é feita e o financeiro já lançado, a série somente pode ter 1 receita configurada e deve ser obrigatório como abaixo:

Serieead2.png

Caso não seja curso EAD, pode ter mais de uma receita obrigatória, e os valores dos boletos gerados serão o valor configurado na receita e não o valor informado na API.

Configurações gerais

Para utilizar a API de matrícula, precisa habilitar a auto numeração de matrícula no menu abaixo:

Cfg auto rm.png

Geração de código e senha para uso da API

Para poderem ter acesso a API, é necessário criar um código e senha e disponibilizar para o desenvolvedor que irá utilizar a API.

Esse código e senha deve ser único para cada desenvolvedor/empresa que for integrar.

Acessar o menu Tabelas -> API e criar uma chave para o desenvolvedor. Manter essa chave em sigilo e somente compartilhar com o desenvolvedor.