COMO CONFIGURAR O SISTEMA PARA INFORMAR O RASTRAMENTO DE MEDICAMENTOS NA NOTA FISCAL ELETRÔNICA

De UltramaxWiki
Ir para navegação Ir para pesquisar

COMO CONFIGURAR O SISTEMA PARA INFORMAR O RASTRAMENTO DE MEDICAMENTOS NA NOTA FISCAL ELETRÔNICA

De acordo com a Portaria emitida pelo Ministério da Fazenda, todas as farmácias e drogarias deverão emitir NF-e (como por exemplo, nota de devolução de mercadoria) contendo os dados de rastreamento do produto até o dia 16/05/2022, ou seja, número do lote do medicamento, data de validade, data de fabricação e Registro MS.

Lembre-se: essa regra vale para todos os tipos de medicamentos.

Até o presente momento os Cupons Fiscais SAT e NFCe estão dispensados da obrigatoriedade, mas há um movimento de que essa obrigação deverá se estender a essas modalidades de notas fiscais.

Visando preencher o número do Registro MS no cadastro de todos os medicamentos, o sistema ULTRAMAX drogaria, quando da atualização de preços, pesquisará no cadastro geral da Anvisa o registro MS do medicamento, através do código de barras e atualizará o cadastro do produto no seu estabelecimento preenchendo o Registro MS.

Quanto aos lotes há duas formas de proceder:

Opção 1) Controlar o estoque por lote

Opção 2) Informar os dados do lote na emissão da NF-e

Opção 1 - Controlar o estoque por lote

Nesse caso deverá ser feito um inventário por lote. Nas entradas no estoque, quando feitas por XML, o sistema pegará os dados do XML e dará a entrada separando o estoque por lote. Nas saídas (todas as saídas) deverá ser informado o lote para cada venda.

Caso não queria controlar o estoque por lote utilize a opção 2 abaixo.

Inclusive, a Ultramax já escreveu um artigo no Blog UltraPDV a respeito da importância do controle de validade dos medicamentos.

Clique no link e confira o artigo: https://blog.ultramax.com.br/index.php/controle-de-vencimento-de-medicamentos/

Opção 2) Informar os dados do lote na emissão da NF-e

O lote poderá ser informado somente na venda, item a item, cujo cliente ou convênio exigir a NF-e DANFE.

Nos dois casos acima deverão ser providenciadas pela loja as instruções abaixo para preparar o ambiente para atender a essa nova exigência da Nota Fiscal Eletrônica.

a)      Colocar uma atualização do sistema. Se não souber como fazer, pedir orientação ao nosso suporte técnico.

b)       Após a atualização do sistema, entrar nas telas abaixo e marcar o campo “Exige NF-e” caso necessário de acordo com as instruções abaixo:

Se o convênio exige nota fiscal eletrônica, entrar no cadastro de convênio e assinalar conforme tela abaixo:

Rastnf.png

Se for um cliente a prazo, disk entrega ou CRM e exige a nota fiscal eletrônica, assinalar na ficha do cliente conforme tela acima (clientes de convenio não tem necessidade de assinalar um a um basta assinalar no cadastro do convenio).

No cadastro do produto, na tela abaixo deverá informar o número do Registro MS quando for cadastrar um novo medicamento. Lembrando que essa informação, como dissemos acima, é atualizada quando é feita a atualização de preços ou entrada por XML automaticamente pelo sistema.

Rastnf1.png

Quando terminarmos a versão definitiva, emitiremos um novo comunicado para que a drogaria possa atualizar o sistema atendendo a todas as exigências.