GE 005 001 - Tutorial para uso da área do professor

De UltramaxWiki
Ir para: navegação, pesquisa

Acessando a área do professor

Para acessar a área do professor, entre em contato com a Secretaria da escola e solicite o endereço de acesso, o seu usuário e a sua senha.

Comunicados registrados para professores

Ao acessar sua área o professor pode visualizar os comunicados pertinentes a ele, conforme mostra imagem a seguir:

Cadastro de avaliações

Para o lançamento das notas de provas e demais avaliações, você precisará cadastrar todas as avaliações e criar a fórmula para composição da média final do bimestre.

Existem duas formas de cadastro de avaliação, a primeira é quando o professor mesmo cria o nome e o código da avaliação e a segunda é quando a secretária cadastra os tipos de avaliação (nome e código), e o professor apenas seleciona.

2.1. Código e nome de avaliação criados pelo professor

a) Acesse a área do professor;

b) Localize TURMA(1) e DISCIPLINA(2), clique no BIMESTRE(3) desejado, conforme abaixo:

005001Image1.png

c) Depois selecione a TURMA(1) e clique no link AVALIAÇÕES(2);

005001Image2.png

d) Clique no botão NOVO;

005001Image3.png

e) Preencha os campos conforme indica o exemplo abaixo:

005001Image4.png

Caso apareça o campo MODELO DE AVALIAÇÃO(1) selecione a opção OUTRO CADASTRO e no TIPO DE AVALIAÇÃO(3) selecione o desejado ou deixe em branco.

Preencher a DATA DE REALIZAÇÃO(2) de acordo com as datas limites do bimestre, podendo deixar cadastrado a avaliação para os próximos bimestres.

005001Image5.png

Após o cadastramento da avaliação o sistema irá exibir uma LISTAGEM DAS AVALIAÇÕES cadastradas que pertencem ao professor, que seja da mesma série e de uma data próxima de realização (7 dias) para poder copiar o Roteiro de estudos de uma avaliação para outras. Todas as avaliações que forem marcadas nessa listagem terão os roteiros de estudo alterados. Se o professor leciona para somente uma turma da série o quadro não aparecerá.

Se precisar ALTERAR a data, código ou nome de alguma avaliação, clique sobre o código da avaliação, altere os dados e clique no botão ALTERAR.

Caso deseje copiar essa mesma avaliação para outras turmas, basta selecionar no quadro (4) as turmas em que a avaliação deve ser criada também. Lembrando que todos os dados serão copiados, inclusive a data de realização da avaliação.

OBSERVAÇÕES: 1 – a opção AVALIAÇÃO OBRIGATÓRIA, deve ser selecionada quando todos os alunos da turma devem fazer a prova, por exemplo P1; 2 - somente assinale a opção AVALIAÇÃO INTEGRADA, para avaliações cuja nota será utilizada em todas (ou quase todas) as disciplinas como uma avaliação geral do aluno, contendo questões de todas as disciplinas. Para a “avaliação integrada” funcionar, todos os professores tem que cadastrar uma avaliação COM O MESMO CÓDIGO e assinalar essa opção “Avaliação integrada”. Quando algum professor lançar a nota da “Avaliação integrada” o sistema irá gravar essa nota em todas as outras disciplinas do aluno;

3 - para avaliações do 1º Ano do Fundamental, normalmente as escolas usam o conceito “S” ou “PS” para Satisfatório e Parcialmente Satisfatório respectivamente. Nesse caso cadastre a avaliação com nota máxima “10”. Porque o sistema irá considerara a nota “5” como “PS” e a nota “10” como “S”.

2.2. Código e nome de avaliação criados pela secretaria

a) Acesse a área do professor;

b) Localize TURMA(1) e DISCIPLINA(2), clique no BIMESTRE(3) desejado, conforme abaixo:

005001Image1.png

c) Depois selecione a TURMA(1) e clique no link AVALIAÇÕES(2);

005001Image2.png

d) clique no botão NOVO;

005001Image3.png

e) Preencha todos os campos, em MODELO DE AVALIAÇÃO(1) selecione na lista a avaliação desejada e no campo TIPO DE AVALIAÇÃO(3) (se estiver disponível) selecione o tipo ou deixe em branco.

005001Image4.png

Preencher a DATA DE REALIZAÇÃO(2) de acordo com os dias do bimestre e INCLUIR. Após feito a inclusão o sistema irá exibir uma LISTAGEM DAS AVALIAÇÕES cadastradas que pertencem ao professor, que seja da mesma série e de uma data próxima de realização (7 dias) para poder copiar o Roteiro de estudos de uma avaliação para outras. Todas as avaliações que forem marcadas nessa listagem terão os roteiros de estudo alterados. Se o professor leciona para somente uma turma da série o quadro não aparecerá.

005001Image5.png

Se precisar ALTERAR a data, código ou nome de alguma avaliação, clique sobre o código da avaliação, altere os dados e clique no botão ALTERAR.

Caso deseje copiar essa mesma avaliação para outras turmas, basta selecionar no quadro (4) as turmas em que a avaliação deve ser criada também. Lembrando que todos os dados serão copiados, inclusive a data de realização da avaliação.

OBSERVAÇÕES: 1 – a opção AVALIAÇÃO OBRIGATÓRIA, deve ser selecionada quando todos os alunos da turma devem fazer a prova, por exemplo P1; 2 - somente assinale a opção AVALIAÇÃO INTEGRADA, para avaliações cuja nota será utilizada em todas (ou quase todas) as disciplinas como uma avaliação geral do aluno, contendo questões de todas as disciplinas. Para a “avaliação integrada” funcionar, todos os professores tem que cadastrar uma avaliação e assinalar essa opção “Avaliação integrada”. Quando algum professor lançar a nota da “Avaliação integrada” o sistema irá gravar essa nota em todas as outras disciplinas do aluno; 3 - para avaliações do 1º Ano do Fundamental, normalmente as escolas usam o conceito “S” ou “PS” para Satisfatório e Parcialmente Satisfatório respectivamente. Nesse caso cadastre a avaliação com nota máxima “10”. Porque o sistema irá considerara a nota “5” como “PS” e a nota “10” como “S”.

2.3. Entrega de Matriz e Digitação de Nota

Se configurado pela secretaria o prazo para entrega de Matriz de Prova e Digitação de Notas, irá aparecer para o professor, assim que, ele criar a avaliação, como mostra a figura a seguir:

005001Image10.png

Vale lembrar que, após as datas atribuídas não será possível anexar matriz ou digitar a nota da avaliação em questão, somente a coordenação poderá autorizar para que seja realizada a tarefa fora do prazo.

Para anexar a MATRIZ DA PROVA, clique no botão ANEXAR, como mostra figura a seguir:

005001Image11.png

3. Cadastro de Fórmula

Após cadastrar as avaliações, será necessário definir a fórmula para composição da média final de um determinado bimestre, podendo configurar a fórmula de todos os bimestres na mesma tela. Para cadastrar a fórmula, preencha a fórmula no QUADRO FÓRMULA(2), utilizando os CÓDIGOS DAS AVALIAÇÕES(1) e clique no botão GRAVAR(3), conforme o exemplo:

005001Image12.png
OBSERVAÇÕES: 1 – Se precisar de ajuda para a definição da fórmula, clique no link “Ajuda”; 2 - ao gravar as notas das avaliações, as notas ficarão imediatamente disponíveis para os alunos acessarem na área do aluno; 3 - o boletim será disponibilizado na área do aluno, somente, depois que a Secretaria conferir e liberar todas as notas aos alunos.

4. Lançamento de notas de avaliações

Após cadastrar as avaliações, siga as instruções abaixo para efetuar o lançamento das notas dos alunos:

a) Acesse a área do professor;

b) Localize TURMA(1) e DISCIPLINA(2), clique no BIMESTRE(3) desejado, conforme abaixo:

005001Image1.png

c) Clique no ícone AVALIAÇÕES;

d) Depois clique em DIGITAR ao lado da avaliação que deseja preencher as notas:

005001Image13.png

e) Preencha a nota de todos os alunos dessa avaliação e depois clique no botão GRAVAR. Caso algum aluno tenha faltado e não realizou a prova, ao invés de digitar ZERO para esse aluno, selecione a opção SUBSTITUTIVA.

005001Image14.png

Depois que lançou todas as notas, para fazer a conferência e verificar a média final no bimestre de cada aluno, siga as instruções abaixo:

f) Clique no ícone RELATÓRIO DE PLANILHA DE NOTAS;

g) Se precisar corrigir ao alterar alguma avaliação, refaça os procedimentos acima alterando a nota que desejar;

h) Repita essas instruções para cada disciplina que você leciona.

5. Excluir avaliação

Quando for necessário excluir uma avaliação, siga as instruções a seguir:

a) Tirar a avaliação da fórmula e clicar no botão GRAVAR;

b) Selecione a AVALIAÇÃO A SER EXCLUÍDA(1) e clique em EXCLUIR AVALIAÇÃO(2);

005001Image15.png

6. Controle de atividade

Essa opção permite que o professor controle as atividades propostas realizadas pelos alunos, por exemplo, foram propostas 5 atividades de lição de casa no bimestre, dessas 5 quantas o aluno fez.

Para cadastrar as atividades siga as instruções a seguir:

a) Selecione a TURMA e o ícone ATIVIDADES;

005001Image16.png

b) Na janela que abrir clique no botão NOVO;

005001Image18.png

c) Preencha os campos mostrados e clique em INCLUIR;

005001Image19.png

7. Disponibilizar conteúdo de aula na área do aluno

O CONTEÚDO DE AULA são documentos do Word, Excel, PowerPoint, PDF, texto comum, vídeo do YouTube ou outro tipo de documento que os professores podem disponibilizar na área dos alunos.

Para disponibilizar os documentos para os alunos, siga as instruções abaixo:

a) acesse a área do professor;

b) Localize TURMA(1) e DISCIPLINA(2), clique no BIMESTRE(3) desejado, conforme abaixo:

005001Image1.png

c) Selecione a TURMA e clique no ícone CONTEÚDO DE AULA;

005001Image21.png

d) Clique no botão NOVO para aparecer a tela abaixo;

005001Image22.png

e) Preencha uma DESCRIÇÃO(1) para esse documento, essa descrição irá aparecer na área do aluno quando ele visualizar os conteúdos de aula disponíveis;

f) Coloque a data que o conteúdo deve ser publicado(2);

g) Escolha o TIPO DE ARQUIVO (3), para cada um dos tipos aparece um quadro diferente para selecionar ou digitar o conteúdo;

a. ARQUIVO: nessa opção você pode ADICIONAR uma música, um vídeo, um PDF, Power Point, etc.

005001Image23.png

b. TEXTO: escreva um texto sem formatação na caixa apresentada;

005001Image24.png

c. VÍDEO YOUTUBE:

005001Image25.png

h) Selecione o CONTEÚDO (4), na caixa de listagem, com essa ação quando for publicado na área do aluno ele poderá filtrar a pesquisa por tipo de conteúdo;

i) Clique no botão INCLUIR;

8. Lista de presença

O preenchimento da lista de presença irá ser utilizado para o diário de classe e para o cálculo final das faltas do aluno no bimestre.

8.1 Registrar Lista de Presença

Para preencher a lista de presença, siga as instruções abaixo:

a) Acesse a área do professor;

b) Localize TURMA(1) e DISCIPLINA(2), clique no BIMESTRE(3) desejado, conforme abaixo:

005001Image1.png

c) Clique no ícone LISTA DE PRESENÇA ;

d) Clique sobre o dia que você irá preencher a lista de presença

005001Image26.png

e) Selecione a aula (necessário somente se tiver mais de uma aula com a turma no mesmo dia):

005001Image27.png

f) MARQUE TODOS OS ALUNOS QUE TIVERAM PRESENÇA no dia selecionado, para facilitar, você pode clicar no link “Marcar todos” e desmarcar somente os alunos que faltaram;

005001Image28.png

 Caso tenha mais de uma aula no mesmo dia (aula dupla ou aulas separadas) e a presença dos alunos foram iguais nas duas aulas, selecione a opção “Todas as aulas da mesma disciplina deste dia”, dessa forma a lista de presença será gravada para todas as aulas da disciplina do mesmo dia;

 Caso você seja o professor de todas, ou quase todas, as disciplinas (por exemplo: 1º Ano do Fundamental I), selecione a opção “Todas as aulas e disciplinas deste dia”. Dessa forma a lista de presença será gravada para todas as aulas de todas as disciplinas que você leciona.

 Depois de lançar a lista de presença, você pode clicar no link “Conferência da planilha de frequência” e visualizar todos os alunos e faltas do bimestre para conferência;

g) Repita essas instruções para cada disciplina que você leciona.

8.2 Apagar Lista de Presença

a) Acesse a área do professor;

b) Localize TURMA(1) e DISCIPLINA(2), clique no BIMESTRE(3) desejado, conforme abaixo:

005001Image1.png

c) Clique no ícone LISTA DE PRESENÇA ;

c) Clique sobre o dia que você irá preencher a lista de presença

005001Image26.png

d) e selecione a aula (necessário somente se tiver mais de uma aula com a turma no mesmo dia):

005001Image27.png

OBSERVAÇÕES: toda vez que uma lista é apagada, um registro com os dados de quem apagou, com data e horário será criado.

8.3 Registrar Compensação de Ausência

a) Acesse a área do professor;

b) Localize TURMA(1) e DISCIPLINA(2), clique no BIMESTRE(3) desejado, conforme abaixo:

005001Image1.png

c) Selecione a TURMA e clique no ícone FALTA / RECUPERAÇÃO DO BIMESTRE, COMPETÊNCIAS E HABILIDADES;

005001Image32.png

d) Selecione a opção COMPENSOU FALTAS;

005001Image33.png

e) Aparecerá um campo para colocar a QUANTIDADE DE FALTAS COMPENSADAS(1), digite a quantidade e clique no botão GRAVAR(2).

8.4 Lista de Presença Aula Extra

Para preencher a lista de presença de aulas extras, siga as instruções abaixo:

a) Acesse a área do professor;

b) Localize TURMA(1) e DISCIPLINA(2), clique no BIMESTRE(3) desejado, conforme abaixo:

005001Image1.png

c) Selecione a TURMA e clique no ícone LISTA DE PRESENÇA AULAS EXTRAS;

005001Image34.png

e) Clique sobre a aula extra, para qual serão incluídas as presenças;

005001Image35.png

f) Selecione os alunos presentes e clique em GRAVAR;

005001Image36.png

OBSERVAÇÃO: para que a lista de presença de aula extra apareça na área do professor a secretária deve cadastrar o TIPO DE AULA EXTRA e a AULA EXTRA.

9. Planejamento

O planejamento é utilizado para a composição do diário de classe. No planejamento você irá preencher o objetivo geral e conteúdo de cada disciplina em cada turma.

O planejamento será visualizado somente pela Secretaria, os alunos não terão acesso.

Para isso, siga as instruções abaixo:

a) Acesse a área do professor;

b) Localize TURMA(1) e DISCIPLINA(2), clique no BIMESTRE(3) desejado, conforme abaixo:

005001Image1.png

c) Selecione a TURMA e clique no ícone PLANEJAMENTO;

005001Image37.png

d) Clique no botão NOVO;

005001Image40.png

e) Selecione A(S) TURMA(S) (1) para o qual esse planejamento se aplica, preencha o OBJETIVO GERAL(2), CONTEÚDO(3) e clique no botão INCLUIR(4);

005001Image41.png

f) Repita essas instruções para cada disciplina que você leciona. OBSERVAÇÃO: Você poderá alterar a qualquer momento o planejamento clicando sobre o conteúdo e alterando o texto que desejar.

10. Diário de Classe

a) Acesse a área do professor;

b) Localize TURMA(1) e DISCIPLINA(2), clique no BIMESTRE(3) desejado, conforme abaixo:

005001Image1.png

c) Selecione a TURMA e clique no ícone DIÁRIO DE CLASSE;

005001Imagem43.png

d) Clique no botão NOVO no topo da tela;

005001Imagem44.png

e) Selecione as TURMA(s)(1) que tenha o mesmo conteúdo, selecione a DATA DA AULA(2) preencha o CONTEÚDO PROGRAMADO(3), CONTEÚDO REALIZADO(4) ou então Selecione um conteúdo realizado já cadastrado no quadro de SUGESTÕES DE ANOS ANTERIORES(6) que exibe os conteúdos realizados já cadastrados para a mesma série e mesma disciplina do mesmo período de avaliação em anos anteriores, ADICIONAR(5) se necessário anexar arquivo com o conteúdo da aula para o aluno e clique no botão INCLUIR(7);

005001Imagem47.png

f) Repita essas instruções para cada disciplina que você leciona.

OBSERVAÇÕES: 1 - A conteúdo do diário pode ser visualizado pela Secretaria, os alunos SOMENTE terão acesso, se a direção da escola autorizar. 2 - Você poderá alterar a qualquer momento os registros de aula clicando sobre o conteúdo e alterando o texto que desejar.

11. Diário de classe Múltiplo

a) Acesse a área do professor;

b) Localize TURMA(1) e DISCIPLINA(2), clique no BIMESTRE(3) desejado, conforme abaixo:

005001Imagem43.png

d) Clique no botão NOVO Múltiplas Disciplinas no topo da tela;

005001Imagem50.png

e) Na tela abaixo selecione a data e aguarde, serão exibidas na tela todas as disciplinas que o professor tem nesse dia, possibilitando assim realizar o lançamento em uma única tela, para concluir basta digitar o conteúdo ou anexar os arquivos e clicar no botão GRAVAR

005001Imagem51.png

12. Registrar Ocorrências

12.1 Registrar para apenas um aluno

a) Acesse a área do professor;

b) Localize TURMA(1) e DISCIPLINA(2), clique no BIMESTRE(3) desejado, conforme abaixo:

005001Image1.png

c) Selecione a TURMA e clique no ícone OCORRÊNCIA ALUNO;

005001Imagem53.png

d) Clicar em REGISTRAR OCORRÊNCIA do aluno desejado;

005001Imagem54.png

e) Digite ou selecione a data da ocorrência (1);

f) Em DESCRIÇÃO(2) selecionar um modelo na lista ou selecionar a opção NÃO UTILIZAR e preencher o campo em BRANCO(3);

g) Clicar no Botão REGISTRAR OCORRÊNCIA (4);

005001Imagem55.png
OBSERVAÇÕES: 1 - Quando criar uma nova ocorrência, que ainda não exista na lista de modelos, você pode salvar esse texto selecionando a opção SALVAR COMO MODELO(5), antes de clicar no Botão REGISTRAR OCORRÊNCIA, e o texto passa a constar dessa lista. 2 – A ocorrência pode ser enviada para o email do responsável pedagógico, caso a opção ENVIAR POR EMAIL/SMS/Push(6), seja selecionada.

12.2 Registrar a mesma ocorrência para vários alunos

a) Acesse a área do professor;

b) Localize TURMA(1) e DISCIPLINA(2), clique no BIMESTRE(3) desejado, conforme abaixo:

005001Image1.png

c) Selecione a TURMA e clique no ícone OCORRÊNCIA ALUNO;

005001Imagem53.png

d) Selecione os alunos envolvidos;

005001Imagem57.png

Clicar em REGISTRAR OCORRÊNCIA EM MASSA;

e) Digite ou selecione a data da ocorrência (1);

f) Em DESCRIÇÃO(2) selecionar um modelo na lista ou selecionar a opção NÃO UTILIZAR e preencher o campo em BRANCO - (3);

g) Clicar no Botão REGISTRAR OCORRÊNCIA (4);

005001Imagem58.png
OBSERVAÇÕES: 1 - Quando criar uma nova ocorrência, que ainda não exista na lista de modelos, você pode salvar esse texto selecionando a opção SALVAR COMO MODELO(5), antes de clicar no Botão REGISTRAR OCORRÊNCIA, e o texto passa a constar dessa lista. 2 – A ocorrência pode ser enviada para o email do responsável pedagógico, caso a opção ENVIAR POR EMAIL/SMS/Push(6), seja selecionada.