GE- Como consultar boletos pendentes de baixa no banco

De UltramaxWiki
Ir para: navegação, pesquisa

Introdução

Existem casos que o boleto é recebido/cancelado diretamente pelo sistema, sem utilizar a plataforma do banco. Nesses casos também é necessário que seja dada baixa manual na plataforma do banco. O sistema emite um Alerta(como abaixo) para essas situações:

É importante ressaltar que os bancos normalmente cobram taxas desses boletos que ficam pendentes e esse alerta é pra justamente para a escola economizar nessas taxas.

Boletospendentes06.png

OBS: Sempre confirme que todos os arquivos de Retorno do Banco foram importados para o Sistema, é de extrema importância para manter as informações dos alertas e dos relatórios condizentes.

Configurando o período do Alerta

É possível configurar o período dos cancelamento/recebimentos que o sistema considerará para emitir o alerta.

Acesse Sistema > Configuração:

Boletospendentes04.png

Clique na aba Financeiro, localize Qtd de dias para gerar alerta de boletos cancelados mas que não foi feito a baixa no banco e digite a quantidade de dias que desejar.

Clique em Gravar no final da página para salvar.

Boletospendentes05.png

Gerando o relatório de Boletos Pendentes de baixa no Banco

Para gerar um relatório para conferir quais são os boletos pendentes de baixa no banco acesse Relatórios > Relatórios diversos:

Boletospendentes01.png

Pesquise por 'pendente', pelo número do relatório '002.001.049' ou como achar melhor.

Clique em Relatório 002.001.049 - Boletos pendente de baixa no banco:

Boletospendentes02.png

Nos parâmetros preencha a Data inicial canc./receb. na instituição e a Data final canc./receb. na instituição (1) de acordo com o período desejado.

Se caso a quantidade de boletos for diferente do número do alerta, coloque o mesmo período configurado anteriormente, por exemplo, se configurou 90 dias, coloque um período de 90 dias passados considerando a data de hoje.

Caso desejar é possível definir mais filtros para o relatório (2). Se não preencher eles, todos os boletos do período preenchido serão considerados.

Clique em Visualizar agora.

Boletospendentes03.png

Será exibido o relatório mostrando as seguintes informações:

Boletospendentes07.png

Criando Agendamento do Relatório

Para o relatório ser gerado automaticamente e ser enviado por e-mail para os colaboradores responsáveis, acesse novamente Relatórios > Relatórios diversos, pesquise pelo relatório 002.001.049 - Boletos pendente de baixa no banco, clique nele e clique em Criar agendamento do relatório.

Boletospendentes08.png

Em Parâmetros do relatório agendado selecione qual vai ser os filtros para gerar o relatório, caso colocar datas fixa, sempre será apresentado os boletos considerando apenas o período dessas datas, para um controle frequente e atual recomendamos utilizar os parâmetros com datas atemporais, como no exemplo abaixo, sempre será considerado o primeiro dia da semana atual e o último dia da semana atual., fazendo com que o relatório sempre esteja atualizado:

Boletospendentes09.png

Em Configuração do agendamento preencha a descrição, em Agendamento ativo deixe Sim, defina uma data de Início(quando o sistema vai começar a enviar esses relatórios) e selecione a Repetição do envio de e-mail de acordo com o que achar melhor.

Se caso desejar, configure uma data para finalizar o envio de e-mail com esse relatório.

Selecione o formato que deseja gerar o relatório e clique na seta () para deixar os formatos desejados a direita. Nesse exemplo selecionamos apenas PDF.

Caso selecione a opção de primeiro e último dia da semana atual, no campo "Iniciar esse agendamento em", sempre preenche com a data do próximo sábado e deixe o horário como 23:30.

Boletospendentes010.png

Selecione os colaboradores que devem receber esse relatório por e-mail, clique no colaborador e clique na seta () para deixar os colaboradores desejados a direita, nesse exemplo queremos apenas enviar para Alexandre Fleming.

Clique em Agendar.

Boletospendentes011.png

O relatório será enviado por e-mail de acordo os parâmetros estabelecidos.

Excluindo um Agendamento

Acesse Relatórios > Relatórios agendados:

Boletospendentes012.png

Selecione o agendamento que deseja Excluir / Inativar / Ativar e clique na opção.

Boletospendentes013.png

Preenchendo a Data de Baixa

Se caso um boleto que já foi baixado estiver aparecendo no relatório, e não for possível recuperar o arquivo de retorno, deve ser feito o preenchimento da data de baixa diretamente no boleto, para o mesmo não aparecer mais nos alertas/relatórios.

Acesse o cadastro do aluno e clique em Financeiro:

Baixamanual.png

Clique em Boletos e no Nr. doc. em questão:

Baixamanual1.png

Preencha a data Baixado no banco em e clique em Atualizar:

Baixamanual2.png