GE - Área de Aluno e Acesso dos Pais (Modalidades disponíveis)

De UltramaxWiki
Ir para: navegação, pesquisa

Veja também o vídeo desde tutorial: https://youtu.be/mOfzG93tZLg

Introdução

Existem duas modalidades de configuração de senha.

Configuração Padrão: Essa modalidade é a padrão do sistema de gestão escolar, nesse caso o aluno possui um acesso como aluno com RM e senha, e usando esse usuário pode ser criado um novo usuário para os Pais, nessa modalidade os Pais tem a possibilidade também de definir o que seu filho pode ver na Área do aluno, o mesmo pode configurar para não aparecerem algumas áreas como Financeiro, Ocorrências e etc.

Configuração: Perfil de Acesso : Essa modalidade pode ser ativada no sistema de gestão escolar, nesse caso o aluno possui um acesso como aluno com RM e senha, os Pais terão acessos separados por usuários, um acesso separado para o Pai um Acesso separado para a Mãe, também é possível criar um acesso para o Responsável Pedagógico e Responsável Financeiro caso sejam diferentes, nessa modalidade os alunos e Pais não conseguem cadastrar a própria senha no portal, as senhas inicialmente são geradas aleatoriamente pelo sistema e são distribuídas aos pais pela própria instituição, outra diferença é que nessa modalidade os Pais NÃO tem a possibilidade de definir o que seu filho pode ver na Área do aluno ou limitar o acesso dos filhos a algumas áreas, o controle dos perfis de acesso do que um Aluno ou Pai pode ver, é feito no geral não individualmente e é mantido pela própria instituição.

Configuração: Padrão (Somente um usuário único para ambos os Pais e Responsável Financeiro)

Descrição da modalidade: Essa modalidade é a padrão do sistema de gestão escolar, nesse caso o aluno possui um acesso como aluno com RM e senha, e usando esse usuário pode ser criado um novo usuário para os Pais, nessa modalidade os Pais tem a possibilidade também de definir o que seu filho pode ver na Área do aluno, o mesmo pode configurar para não aparecerem algumas áreas como Financeiro, Ocorrências e etc.

Recomendação de Uso : Essa modalidade é recomendada para o uso em Faculdades ou instituições na qual somente um usuário responsável tem acesso, caso tenha a necessidade de cadastrar 2 usuários diferentes para um responsável financeiro e um responsável pedagógico nessa função não é possível, portanto é mais interessante para casos em que o próprio aluno é responsável financeiro ou no qual só um responsável tem acesso e pode compartilhar a senha com seu parceiro/a.

Criando senha de acesso para o Aluno

1.   Acessando a área de aluno

Na janela apresentada digitar o RM do aluno (fornecido pela escola) e a senha (criada no primeiro acesso) para abrir a área do aluno.

010003Image1.png

ATENÇÃO: Se não souber criar a senha de acesso consulte o Tutorial: CRIANDO SENHA DE ACESSO PARA ALUNO.

2.   Alterando as permissões de acesso do Aluno e Criando senha de acesso para os Pais(Responsável Financeiro)

a)   Selecione o ícone ou menu ACESSOS DO ALUNO

010003Image2.png

b)   Em SENHA DOS PAIS crie uma senha de acesso DIFERENTE da senha de aluno (filho);

010003Image3.png

c)   No quadro TELAS/FUNÇÕES QUE O ALUNO PODE ACESSAR,  todas as opções estão selecionadas, tire a seleção das opções que o aluno (filho) não poderá acessar (visualizar), quando abrir o sistema;

d)    Clicar no botão ALTERAR para salvar as configurações feitas.

OBSERVAÇÕES:

1 -  Tire a seleção da opção ACESSOS DO ALUNO, pois se ela ficar habilitada o aluno (filho) pode alterar as configurações feitas pelos pais;

2 - Com a nova senha criada, os pais tem acesso a todas as opções dessa área, portanto, A SENHA CRIADA NESSA JANELA NÃO DEVE SER FORNECIDA AO ALUNO (FILHO);

3 - A senha antiga, criada no primeiro acesso, agora será usada pelo aluno (filho), pois ela limita as opções da área do aluno;

4 - A opção ALTERAR SENHA DO ALUNO  (primeira janela), altera somente a senha do aluno

Configuração: Perfil de Acesso (Uma senha para o Aluno e outra para os Pais e Responsável Financeiro)

Descrição da modalidade: Essa modalidade pode ser ativada no sistema de gestão escolar, nesse caso o aluno possui um acesso como aluno com RM e senha, os Pais terão acessos separados por usuários, um acesso separado para o Pai um Acesso separado para a Mãe, também é possível criar um acesso para o Responsável Pedagógico e Responsável Financeiro caso sejam diferentes, nessa modalidade os alunos e Pais não conseguem cadastrar a própria senha no portal, as senhas inicialmente são geradas aleatoriamente pelo sistema e são distribuídas aos pais pela própria instituição, outra diferença é que nessa modalidade os Pais NÃO tem a possibilidade de definir o que seu filho pode ver na Área do aluno ou limitar o acesso dos filhos a algumas áreas, o controle dos perfis de acesso do que um Aluno ou Pai pode ver, é feito no geral não individualmente e é mantido pela própria instituição.

Recomendação de Uso : Essa modalidade é recomendada para o uso em instituições de ensino Básico e Regular , na qual é necessário ter mais flexibilidade quanto ao número de pessoas que acessam as informações de um aluno, caso tenha a necessidade de cadastrar 2 usuários diferentes para um responsável financeiro e um responsável pedagógico nessa função é possível, é uma ótima ferramenta para pais separados no qual um é responsável financeiro e não deseja que o outro/a tenha acesso a essas informações.

Configurando a Modalidade de Perfil de Acesso

Para ativar essa função acesse o menu Sistema > Configuração

Imagealuno 1.png

Aba Área do Aluno

Imagealuno2.png

No campo Método de autenticação para Área do aluno, deve estar preenchida a opção Perfil de Acesso - uma senha para cada perfil de acesso ( Aluno, Pai, Mãe, Resp. Ped. Resp. Fin) para ativar essa configuração entre em contato com o Suporte Técnico da Ultramax.

Imagemaluno3.png

Ao mudar de uma modalidade para outra, serão geradas senhas novas para todos os alunos ativos, ou seja será necessário redistribuir essas senhas novas de acesso aos alunos.

Consultando as senhas geradas em Massa ( Geral e por Turma)

Após geradas as senhas vocês pode acessar o menu Relatórios > Relatórios Diversos

Imagesenha1.png

Após isso na tela abaixo, digite no campo de busca a palavra senha clique no botão para buscar, e será exibido o Relatório 001.001.089 - Senhas dos alunos

Imagesenha2.png

Feito isso você pode usar os filtros disponíveis, para gerar somente de um curso ou turma específicos, isso é interessante pois gerando de uma turma vocês podem usar esse relatório para recortar as senhas e entregar aos pais em reunião ou no inicio das aulas.

Uma sugestão também é colocar na agenda dos alunos e solicitar que os responsáveis troquem a senha no primeiro acesso.

ImageSenha4.png

Preencha os filtros acima de clique em visualizar agora para gerar o relatório, será gerado um relatório como no exemplo abaixo, com todas as senhas dos alunos nas turmas.

ImageSenha 5.png

Consultando as senhas geradas ( Individualmente)

Para consultar individualmente a senha gerada, acesse o cadastro do aluno procurando por seu nome ou RM no canto superior direito do sistema, após abrir a ficha do aluno clique em Editar Cadastro

Imagealuno 4.png

na aba Permissões serão exibidas as senhas geradas automaticamente, você pode altera-las em seus respectivos campos caso necessário.

ImagemAluno 6 .png

Também é possível gerar uma versão para impressão individual, clicando no botão Imprimir Senhas

Imagealuno 7 .png

Enviado as senhas geradas por e-mail aos responsáveis.

Na tela inicial clique no menu Cadastros > E-mail de notificação de senha

ImageSenha 9 .png

Na tela abaixo, você pode filtrar para enviar esse e-mail com a senha somente para uma série ou curso específicos,

Também na direita você pode selecionar quem receberá a mensagem com as senhas, você pode marcar somente pais ou responsáveis ou somente o aluno.

Obs. 1: Lembrando que cada senha é diferente, portanto cada um receberá a senha respectiva, se marcar para enviar para Alunos e Responsável Financeiro o aluno vai receber a senha do aluno e o Responsável Financeiro vai receber a senha de Responsável Financeiro.

Obs. 2: Caso a mãe também seja o responsável financeiro, nesse exemplo, ela receberá somente a senha de resp. financeiro. Caso o pai seja o resp. pedagógico, ele receberá somente a senha como resp. pedagógico.

Imagesenha 10.png

Selecione a conta de e-mail que utilizam para enviar comunicados, e após clique em Enviar Comunicado

Serão enviados e-mails conforme no modelo abaixo informando a senha gerada para o aluno:

Imagesenha 12.png