GE 002 013 - Tutorial de Renegociação

De UltramaxWiki
Ir para: navegação, pesquisa

Tutorial para Renegociação

Como realizar uma renegociação

Para realizar uma renegociação acesse a ficha do aluno e vá na aba Financeiro e selecione os boletos que deseja renegociar, após selecionados clique em Renegociar

002013Image1.png

A tela abaixo aparecerá disponível para digitação de dados, nela aparecera o valor total atualizado com juros e multa da data atual, é possível trocar a data para cálculo de juros no campo Data para cálculo (1) e o sistema vai automaticamente recalcular o novo valor atualizado.

Do lado direito é possível digitar o Valor da Entrada (2) dada pelo aluno e definir a data que será paga essa entrada Data da Entrada (3), nessa mesma área é possível definir a quantidade de parcelas que o valor restante pendente será dividido para pagamento, basta digitar o número de parcelas no campo Qtd parcelas (entrada + parcelas) (4) e a data de vencimento dessas parcelas no campo Dia Vencimento (5)  se marcar a opção Dia Útil será considerado o valor em dias úteis Exemplo: 10 (décimo dia útil do mês).

Se a opção não for selecionada, será no dia informado de caso mês Exemplo se gerado 2 parcelas: Dia 10/01 e 10/02.

Depois dos campos preenchidos, o sistema exibirá na tela Parcelamento (7) os valores e data de vencimento das parcelas que serão geradas, é possível alterar a data de vencimento das parcelas nessa mesma área (7).

Na aba Negociação é possível conceder descontos e acréscimos  ao valor final.

A opção Manter Descontos Perdidos se selecionado mantem os descontos que o aluno possuía no boleto antes de haver o atraso.

002013Image2.png

Após tudo configurado para concluir a renegociação basta clicar no botão Concluir no final da tela.

002013Image3.png

Os boletos e contas a receber renegociadas serão marcados como 'Negociado' e considerados cancelados. Os novos títulos serão lançados e vinculados aos títulos que foram negociados e terão uma marcação para dizer que é uma renegociação (N)

002013Image4.png
002013Image5.png

Consulta de renegociação

Clique no número do documento para abrir as informações do boleto ou conta a receber:

002013Image6.png

Na tela abaixa clique sobre o código da renegociação conforme exemplo:

002013Image7.png

Será exibida a tela com os dados da negociação realizada com as informações preenchidas e quem realizou a operação, nessa tela ao clicar sobre os números dos documentos das parcelas você é redirecionado a tela com as informações deste boleto em questão.

002013Image8.png

Verificando boletos que foram Renegociados

Para verificar os boletos Renegociados, marque a opção Exibir movimentos cancelados/renegociados, na aba Financeiro do cadastro do aluno

Rengo.png

Será exibido os boletos originais que foram Renegociados, como abaixo:

Rengo1.png

Índices Financeiros na Renegociação

Caso tenha interesse em utilizar o ÍNDICE NACIONAL DE PREÇOS AO CONSUMIDOR em renegociações, siga os passos apresentados abaixo para configuração e utilização do mesmo.

Obs.: o INPC mede a variação dos custos dos gastos conforme descrito no período do primeiro ao último dia de cada mês de referência e no período compreendido entre o dia oito e doze do mês seguinte o referido instituto divulga as variações.

Tabela atualizada de INPC

Cadastro de Índice Financeiro

Para cadastrar acesse Tabelas > Índices Financeiros:

RenegTabelas.png
RenegIcone.png

Clique em Novo:

RenegNovo.png

De uma descrição para o índice, selecione o tipo INPC e deixe marcado Ativa.

Clique no sinal de + (1), preencha os índices (2) de acordo com a Tabela atualizada de INPC, selecionando o mês e ano corretos.

Caso tenha interesse em saber qual é o calculo feito, estará disponível na parte de Cálculo (3).

E em Unidades onde a taxa será aplicada (4), selecione as unidades em questão ou não marque nenhuma para disponibilizar em todas.

Confirme no final da tela.

OBS.: Devem ser cadastrados TODOS os índices referentes aos meses de atraso da conta.

Ex: se caso a conta teve vencimento em Maio/2018, devem ser cadastrados TODOS os índices de Maio/2018 até a data de renegociação.

CadastroINPC.png

Utilizando o Índice na Renegociação

Acesse o cadastro do aluno, clique na aba Financeiro, e em Conta à Receber, selecione a(s) conta(s) que deseja renegociar e clique em Renegociar...:

RenegFinanceiro.png

Na tela de renegociação, selecione o índice em Índice de reajuste, e o valor será recalculado de acordo com os meses em atraso(utilizando o calculo disponível da tela de cadastro de índices), preencha os outros campos de acordo com o indicado no começo do tutorial, preencha o Motivo da negociação e confirme no final da tela.

RenegRenegociação.png

OBS.: caso der o erro abaixo ao selecionar INPC é porque falta ser cadastrado algum índice de algum mês que conta para o vencimento do boleto.

RenegErroFaltandoIndice.png

Caso quiser consultar o extrato financeiro atual, clique em Visualizar extrato financeiro na mesma tela de renegociação e será exibido um documento mostrando todo o financeiro.

RenegVisualizarExtrato.png

Gerando um Extrato Financeiro

Caso queira visualizar o valor do reajuste sem ter que lançar a renegociação, ou até mesmo visualizar o que já foi lançado.

Na tela de Financeiro do aluno, clique em Extrato financeiro (1), preencha os filtros de acordo com o que você deseja, selecione o índice em Índice de reajuste (2) e clique em Gerar relatório:

RenegExtratoGerar.png

As contas serão exibidas, e na coluna R$ atualizado será exibido o valor com o índice calculado(no caso das contas em atraso):

RenegExtratoAnalitico.png

Documento de Renegociação

Se desejar gerar um documento personalizado da renegociação, o da a possibilidade de anexar um documento .docx com variáveis que 'puxam' as informações da renegociação em questão.

Primeiro deve ser anexado esse documento com as variáveis, acessando Tabelas > Documentos, clique em Novo.

Novo-documento.png

Preencha a descrição, selecione Renegociação na Categoria, clique em Escolher e anexe o arquivo, clique em Incluir.

Para gerar o arquivo corretamente, consulte as variáveis clicando no botão ajuda da tela acima, ou entre em contato com o suporte Ultramax para mais orientações.

Cadastro-docs.png

Após isso, gere a Renegociação normalmente, como orientado acima nesse tutorial.

Após concluir a Renegociação, na mesma tela terá o botão Imprimir modelo personalizado, clique nele.

Imprimir.png

Selecione o modelo que foi anexado e clique em Imprimir.

Imprimir-2.png

Será feito download do documento com as variáveis substituídas pelos dados da renegociação.

Para conseguir imprimir novamente o arquivo, acesse o cadastro do aluno, clique na aba Financeiro > Contas à receber, clique na renegociação que deseja acessar.

Acesso-rn.png

Após isso, clique no Código da renegociação.

Cod-rn.png

E no fim da tela, clique em Imprimir modelo personalizado.

Imprimir.png