UltraPDV - Importar XML SAT baixados da SEFAZ

De UltramaxWiki
Ir para: navegação, pesquisa

Introdução

Ao tentar fazer uma venda via SAT podem ocorrer erros no retorno do aparelho para o sistema. Nesses casos o UltraPDV tenta, neste momento e quando o sistema é reiniciado, recuperar o XML que ficou perdido e consta como pulado na base de dados.

Este tutorial auxilia na importação destes XMLs para a base de dados, necessária para geração correta de arquivos do SPED, envio dos XMLs para a contabilidade e relatório de resumo de base de cálculo.

Ferramenta

Se o XML não foi recuperado automaticamente o responsável do escritório de contabilidade deve fazer o download dos XMLs faltantes. A lista de números pulados e número de série do aparelho vêm no final do relatório de base de cálculo de impostos, como abaixo:

Lista de XMLs faltantes no relatório de base de cálculo de impostos

Estes arquivos XML devem ser salvos num diretório. Não tem problema se tiver arquivos repetidos (o que ocorre com frequência quando os XMLs faltantes fazem parte do mesmo lote).

Na tela "UltraADM->Controle Operacional->Exportar Movimento->Exportação para a Contabilidade", aba SAT, clicar no botão "Importar XMLs SAT".

Botão Importar XMLs SAT.png

Somente usuários autorizados podem usar esta ferramenta. Após inserção da senha, é exibida a mensagem abaixo, solicitando confirmação para continuar:

Mensagem de confirmação


Em seguida deve-se escolher a pasta onde estão os XMLs baixados da SEFAZ.

A importação é feita para o sistema e é informada a quantidade de XMLs encontrados:

Mensagem de sucesso.png

Feito isso os valores do relatório de resumo de base de cálculos, arquivos do SPED e quantidade de XML exportados para a contabilidade é atualizada. Porém não existem vendas associadas aos XMLs, ficam avulsos na base de dados.

Em caso de ambiente corporativo, a importação deve ser feita em cada filial. Automaticamente os cupons são inseridos também no corporativo.